Wednesday, November 15, 2006

O que é para mim a leitura?

O que é a leitura?
Digam lá, que eu quero saber!
É que eu leio, leio,
mas também quero escrever.
Eu oiço ler,
mas não sei o que é!
Falam, falam, falam
e eu vou para o CRE...

Mas afinal o que é para mim a leitura?
Para mim a leitura é quando se lê...
Mas eu olho para o texto e não sei o que se vê...

Para mim ler
é muito importante,
pois ajuda-me a crescer!

Soraia Fernandes (6º C)

Alfabetos sem juízo (1)

A é o António, que partiu a cabeça no lavatório.
B é a Bruna, que caiu numa duna.
C é a Carolina, que ficou colada a uma cartolina.
D é o Daniel, que ficou sem papel.
E é o Elvis, que ficou sem a pélvis.
F é o Figo, que comeu cem figos.
G é a Gina, que tem uma alergia.
H é a Helena, a quem nasceram umas penas.
I é a Isa, que só come pizza.
J é a Joana, que na cabeça uma cana.
L é a Leonor, que namora com um computador.
M é o Manuel, que anda no carrocel.
N é a Nina, que nem parece uma menina.
O é o Óscar, que só sabe roncar.
P é o Paulo, que tem um galo.
Q é o Quico, que levou uma pêra do Rico.
R é o Ricardo, que comeu um leopardo.
S é a Sofia, que caiu na pia.
T é a Teodora, que ninguém adora.
U é o Urbino, com mais sementes do que um pepino.
V é o Victor Hugo, que tem um texugo.
X é a Xana, que levou com uma cana.
Z é o Zeca, que tem uma grande careca.

Jonas Marques (5º E)

Wednesday, November 08, 2006

Animais Fantásticos (5)

O PANTEGOLPO

O pantegolpo é uma mistura de pantera, golfinho e pombo. Assusta todos os animais (e até os humanos) na terra, no mar e no ar. Tem corpo de pantera, cauda de golfinho e cabeça de pombo.
Este é o seu aspecto verdadeiro.
Vive numa grande grande caverna, onde se tem que entrar por um portal. Lá ninguém entra! Todos pensam que naquele sítio o mundo acaba!
Mas estão todos muito enganados... Lá há montes de ouro que não acabam mais, doces, rios de água doce e tudo o que nós podemos desejar.
Alimenta-se de peixe, leguminosas e de carne.
É um animal bastante meigo, mas não se deve confiar nele.
Reproduz-se com amor e carinho e essa reprodução dura cerca de um ano. Quando os filhos nascem, primeiro são apenas umas massas muito estranhas que, passados seis meses, já se começam a parecer com os pais.
São livres e esta espécie poucos a conhecem. Há muitos, mas não costumam sair do seu habitat.

Catarina Carvalho

Animais Fantásticos (4)

O DRACORSALEIX

O Dracorsaleix é um animal que aparecerá no século XXXIII e que resultará da fusão de quatro animais fantásticos: o dragão, o unicórnio, a salamandra e a sereia.
Este animal terá a cabeça de unicórnio, as patas traseiras e as asas de dragão, o corpo e as patas dianteiras de salamandra e a cauda e as guelras de sereia.
Terá capacidade para andar, voar e nadar, mas viverá no fogo, dentro dos maiores vulcões do mundo.
Alimentar-se-á de rocha e de madeira, mas por vezes fará óptimos cozinhados de carne, peixe ou ervas.
Reproduzir-se-á através de grandes ovos, normalmente muitos de cada vez. Como, nessa altura, ainda existirão poucos, apaixonar-se-ão facilmente.
Viverão cerca de 250 anos e, nessa altura, serão os principais companheiros das bruxas e dos feiticeiros.
No entanto, aviso já que, para conhecerem o dracorsaleix, terão de ir a um mundo paralelo ao nosso, o Mundo da Imaginação.
Flávia Pinto

Animais Fantásticos (3)

O TIGRAGUIÃO



O trigraguião é uma mistura de tigre, águia e tubarão. Ou seja, um animal que consegue deslocar-se no solo, no ar e nas profundezas dos oceanos.
Este animal tem o tamanho de um tigre, mas com asas de águia e uma cauda com a forma de uma barbatana. As suas grandes patas permitem-lhe nadar em grandes profundidades.
O tigraguião costuma viver nas florestas ou então no alto das montanhas cobertas por florestação, mas, de preferência, junto do mar.
Uma das suas actividades preferidas é a caça. A sua alimentação é à base de vitelas, zebras e búfalos, mas também come animais pequenos, como coelhos. Quando não encontra alimento, mergulha no mar à procura de peixes saborosos. Para caçar, o tigraguião voa para observar a sua presa e, depois, desce a pique para apanhá-la. Leva-a então para a sua casa e come-la ao jantar.
Quando o tigraguião se reproduz (o que acontece raramente), as suas crias crescem com pequenas asas, o que torna impossível conseguirem voar. Só passado um ano é que conseguem.
Esta é a vida do tigraguião que, infelizmente, já é uma espécie em vias de extinção. Se o quiserem encontrar, terão de explorar a minha imaginação.
Pedro Luís

Thursday, November 02, 2006

Inês Lopes

UMA AVENTURA NO CRE

Um grupo de amigas foi ao CRE pesquisar. Desapareceram subitamente, como por magia, e apareceram no écran do computador, ou seja, dentro da própria pesquisa, que era sobre os animais selvagens.
A pesquisa começou a movimentar-se e uma manada de rinocerontes esfomeados começou a correr atrás delas. Resolveram subir a uma árvore. Subiram, mas ao subirem acordaram um gorila. Este ficou zangado e começou a correr também atrás delas. Enquanto corriam, uma águia apanhou-as e levou-as para o ninho. De repente, deixou-as cair. Mas... enquanto caíam desapareceram no nada. Todos os animais ficaram espantados a olhar para o céu!
As raparigas caíram em cima de dois rapazes e correram com muita pressa, pois estavam atrasadas para a aula de Língua Portuguesa. O "setor" de Português resolveu mandar escrever uma história inventada, em que os próprios alunos fossem as personagens. As nossas amigas tiveram uma grande vantagem. É que o trabalho era de grupo e elas tinham a história ideal.

Descobre os membros do Clube (10)

Jovem,
Optimista,
Amiga,
Natural e
Alegre.

Meiga,
Amável,
Risonha,
Quieta,
Útil,
Esperta e
Simpática.

Animais Fantásticos (2)

O animal dos meus sonhos

Eu gostaria de ter um animal com corpo de cavalo, cabeça de águia e grandes asas. O seu habitat seria o mato cerrado e alimentar-se-ia, especialmente, de coelhos. Se eu tivesse um animal assim chamava-lhe "Flecha de fogo". Eu tratava-o como a um cavalo: penteava-o, limpava-o e até fazia criação de coelhos para o alimentar bem, de forma a que não morresse. Eu gostava de ter um animal assim para poder voar, livre como um pássaro e rápido como um cavalo.

Bruno Boteiro, 5º B
(trabalho realizado no âmbito do projecto "Um parágrafo por semana")

Animais Fantásticos (1)


O Lanzito

O Lanzito é um animal meigo que gosta muito de saltar. Só tem cabeça e duas patas ovais. A sua pele é azul clara e macia como a lã. Os seus olhos parecem duas azeitonas pretas e a sua boca, verde clara, é pequena e sorridente. Como é um animal doméstico, dorme numa caixa de fósforos, em casa do dono. Alimenta-se de gelatina e a sua voz emite os seguintes sons:
"Zituuuuuuuuu! Zituuuuuuu!"

Margarida Mendes, 5º B
(realizado no âmbito do projecto "Um parágrafo por semana")